Equipe do PETI

Equipe do PETI

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Programa Cras nas escolas leva informação para a comunidade escolar.


Apodi – Com o propósito de descentralizar as ações e os serviços que são executados no Centro de Referencia da Assistencia Social (CRAS). A equipe do CRAS promoveu nesta quinta-feira, dia 19/08, na Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira na comunidade do distrito de melancias, mais uma rodada de palestras dirigidas a comunidade escolar. Com o tema: Sexualidade e Gravidez na Adolescência. A palestra tem o objetivo de Promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo, à prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e o adiamento da idade do início da atividade sexual, além de trazer informações para o adolescente; Reduzir o percentual de gravidez precoce e indesejada entre adolescentes nas escolas, Sensibilizar pais, educadores, líderes a comunidade e o grupo alvo sobre os impactos do problema da gravidez precoce para o indivíduo, para a família e para o desenvolvimento da comunidade além de Conhecer, estatisticamente, as causas da gravidez precoce, identificando grupos e setores mais vulneráveis.

A palestra foi conduzida pelos técnicos do Cras a Assistente Social Fabricia Karem, a psicopedagoga Suely Veríssimo além do coordenador do Cras o pedagogo Ismael Simão. A ação descentralizada também procura interiorizar e tornar mais conhecido o trabalho do Cras. O objetivo do órgão é instrumentalizar para superação de adversidades por meio de ações psicossociais de resgate da auto-estima e fortalecimento do convívio familiar e comunitário.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal. É o órgão responsável pelo atendimento às famílias e aos indivíduos que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.

Por: Ismael Simão.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

É MUITO BONITO!!!




É bonito ver sonhos de pessoas sendo realizados, é bonito ver o poder público investindo com seriedade, transparéncia e respeito para com os cidadãos, É bonito
ver as pessoas tendo oportunidade de lutar por seus sonhos pelas suas próprias forças, sem as amarras eleitoreiras, É bonito ver políticos sérios fazendo da política a arte de bem servir, pois é esse o verdadeiro e justo objetivo da política, será bonito o dia em que todo político administrar o dinheiro público com essa finalidade.
A política de desenvolvimento social que está em prática, no Apodi, na administração da prefeita Goreti Silveira e do Secretário de Assisténcia e Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, é o modelo de gestão pública que deve ser exaltado por todos que querem o bem comum, pois o reconhecimento das boas ações estimula a ampliação da mesma pelos seus autores e por outros. Pessoas estão tendo a oportunidade de cursarem cursos de aprendizados, profissionalização e qualificação, são pessoas de baixa renda beneficiárias do programa Bolsa Família, que ganham a oprtunidade de aumentarem suas rendas e melhorar a qualidade de vida suas e de seus familiares.

sábado, 7 de agosto de 2010


A Ateção que está sendo prestada ao Idoso, está resgatando e preservando o direito e o respeito aos Idosos do nosso municipio. O fortalecimento do Núcleo de Apoio ao Idoso na administração do Coordenador Edivar Mendes que conta com o apoio forte do secretário Laete Oliveira e prefeita Goreti Silveira, está garantindo a pessoa idosa, da nossa cidade, uma política de proteção voltada para esse público, com boa avaliação a nível Estadual. Sexta feira 06/08/10, realizou-se na sede do Nucleo de apoio ao Idoso, mais uma grande solenidade em comemoração ao dia dos pais, essa ação esta dentro dos direitos que constituem o estatuto do Idoso, que é a cartilha pela a qual atual administração se orienta para atender com eficácia as necessidades dos nossos Isosos. Na ocasião realizou-se uma festa dançante para os Idosos, animada pela banda de chico de elvira, foi servido um lindo e delicioso jantar e também foi feito distribuição de brindes para todos Idosos presentes. Estavam presentes em média 300 a 350 Isosos, além de um grande público visitante, O Secretário Laete Oliveira fez um emocionante discurso em homenagem aos pais, assim como também fez o Coordenador Edivar.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Apodi receberá ações do Projeto Amigos da Escola


O município de Apodi receberá no próximo dia 11 (quarta-feira) a primeira edição do Projeto Amigos da Escola 2010, com uma programação sociocultural voltada para a comunidade. As ações serão executadas na Escola Estadual Gerson Lopes e no Circo Cultural da Prefeitura do Apodi, que será armado na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.

A iniciativa é da Prefeitura do Apodi, via Secretaria Municipal de Educação e o Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Educação e da Cultura (SEEC), escolas e vários outros órgãos e secretarias municipais e estaduais de educação, além dos parceiros que pertencem a instituições filantrópicas, ONGs e empresas privadas.

“O município de Apodi estará com o que for necessário para apoiar as ações do Projeto Amigos da Escola, é um projeto muito importante que merece a nossa atenção, a prefeita Goreti Pinto colocou toda a estrutura administrativa à disposição da coordenação do programa”, comentou Raimunda Freire, secretária de Educação de Apodi.

A programação que dará conta das ações do “Amigos da Escola”, que este ano trabalha a temática “Minha Escola – Minha Comunidade”, será composta de apresentações culturais realizadas por alunos das escolas que participam do evento, caminhada com saída do Núcleo Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -Uern, às 7h30, Oficinas de Artesanato, Exposição de Projetos Educativos, Atendimento ao Público com Serviços Básicos de Saúde (exames, consultas, pressão arterial, etc.) e Embelezamento Pessoal (corte de cabelos, escova, unhas). As ações serão desenvolvidas durante todo o dia.

O projeto foi lançado em 1999 pela Rede Globo de Televisão, como parte das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, em parceria com a Comunidade Solidária, órgão presidido pela então primeira-dama do país, a professora doutora Ruth Cardoso, com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, Petrobras, Telemar e Banco Itaú, entre outras organizações. Destacou-se pela magnitude da campanha televisiva, incluindo também outros veículos de comunicação, vinculados a essa emissora, como o Portal Globo, jornais e revistas.

O “Amigos da Escola” é um projeto amplo que atua há 11 anos e tem como objetivo promover o fortalecimento e a interação entre a escola e a comunidade, por meio do incentivo ao trabalho voluntário. O intuito é desenvolver ações que sejam eficazes e despertem a importância da parceria entre os segmentos sociais e a escola, para a prática do processo de construção da cidadania.

O “Amigos da Escola” é um projeto criado pela TV Globo e emissoras filiadas, como a InterTV Cabugi, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.

O projeto incentiva o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

Ascom - Apodi