Equipe do PETI

Equipe do PETI

quinta-feira, 24 de junho de 2010

PROMOVENDO CIDADÃNIA

A Política de assisténcia e desenvolvimento social que está em ação pela Prefeita Gorete Silveira, Secretário Laete Oliveira e Programas Sociais, garante inclusão social, educação, aprendizado, profissionalização, capacitação e melhor qualidade de vida para crianças, adolecentes, jovens e idosos. As ações que promovem a cidadania as familia e aos individos em todas as faixas etárias de idade, estão acontecendo com abundancia para suprir a caréncia dos beneficiários enquadrados nas normas da política de assisténcia e desenvolvimento social.


PROJOVEM: Promovi melhor qualidade de vida ao jovem adolecente através de projetos destinado a garantir escolaridade, aprendizado, profissionalização, lazer e educação social.
Jovens em visita a comunidade quilombola, educação sociocultural.

Jovens na Bica da India,Banho na cachoeira do pinga, na cidade de Portalegre, turismo e lazer.
PETI: PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL, Garante as crianças salas de aulas com ensinamentos didáticos, profissionais, sociais, atividades físicas e momentos de lazer. As ações acontecem na cidade e na zona rural, realizando também encontros das crianças lotadas em todas as unidades do PETI, num intercãmbio que promove momentos de inclusão social, lazer e cidadania. Como plantar uma muda de arvore, educação ambiental.


Encontro de crianças da Zona rural e da Zona urbana em manhã de lazer.
CRAS: CENTRO DE REFERÉNCIA DA ASSISTÉNCIA SOCIAL, Atendi as familias carentes em todas as suas necessidades, prestando pronto-atendimento ou encaminhando e acompanhando à setores competentes. Promovem também cursos profissionalizantes com a finalidade de garantir as familias meios de obter alguma renda para melhor planejar o bem-estar dos seus membros.

NÚCLEO DE APOIO AO IDOSO: Garante a pessoa idosa os direitos constituidos no estatuto do idoso. Através de várias atividades realizadas com os jovens da terceira idade como: Forró da terceira idade, atividades físicas; caminhadas, aeróbicas, exercicios funcionais e testes de aptidão fisica; Palestras são realizadas com o intuito de preparar o idoso na busca pelos seus direitos, é feito encaminhamento e acompanhamento para resolução de qualquer problema que venha a ser necesário, em parceria com o projeto MOVA-BRASIL está formada na sede do núcleo uma sala de aula para promover a alfabetização dos jovens da terceira idade, é garantido ao idoso participação em celebrações cívicas e culturais como: festas juninas, carnaval, semana do idoso, dia dos pais, dia das mães, festas natalinas confraternização de 1º de janeiro, semana cultural e emancipação política; são realizados cursos terapêuticos com a finalidade de preservar a saúde do idoso, está sendo realizado um intercãmbio que promove o encontro mensal dos idosos da cidade com os da zona rural, através da realização de uma festa nas localidades rurais, é garantido alimentação em todas atividades realizadas.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cadetes a Jatos da AD - APodi realiza Atividades no PETI Soledade







Nessa manhã de Segunda-feira (21/06/2010), recebemos a convite o grupo de adolescentes dos Cadetes a Jatos da Assembléia de Deus em Apodi, e realizamos um trabalho Socio evangelístico com alguns adolescentes que são assistenciados pelo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em Soledade, 8 Km de Apodi. Marcaram presença o Secretario Adjunto Marcilio Reginaldo, Aristéia Claudina, Coordenadora do PETI e Nézia Carla, Articuladora do PETI.
E atendendo ao convite da instrutora, a Missionária Jôsy Valdelânia, foi realizado uma manhã de dinâmicas e evangelização, realizamos o Cadetes a Jato - Adolescentes para Cristo. Foi uma bênção! Segundo Elton, um dos liders dos cadetes a jatos.
Procuramos levar a Mensagem do Amor de Deus para aqueles que tiveram até uma infância roubada, mas cremos que com a esperança posta em Jesus, Logo essas vidas serão alcançadas, transformadas, pelo poder desse Amor!

Algumas fotos do trabalho.




O que é os Cadetes a Jato - ADOLESCENTES PARA CRISTO
Desde 1972 alcançando Adolescentes!

Nossa História

Antes da existência de Cadetes a Jato, não havia na AICEB um programa específico de evangelização dos adolescentes. Vendo esta necessidade, igrejas e pastores solicitaram à Denominação a criação de um departamento para suprir esta carência.
A pioneira do trabalho foi a missionária da MICEB, Joan Hunsberger (Dona Jóia), cedida para a AICEB com o propósito de desenvolver um ministério com adolescentes.
No dia 26 de abril de 1972 houve a primeira reunião de Cadetes com 6 adolescentes na Igreja Cristã Evangélica do bairro de Santo Antônio, hoje ICE El Shadai em São Luís/MA.
Em fevereiro de 1973 a missionária Jine Samuels (Jine), depois de trabalhar 10 anos com a MICEB em Belém/PA, veio para ajudá-la. Desde então, o trabalho se estendeu pelo Brasil. A primeira Orientadora brasileira a fazer parte do trabalho foi a missionária Gernica de Oliveira Dias, em 1976.
O primeiro acampamento foi realizado em Barra do Corda/MA em julho de 1977, com 99 Cadetes. É certo que, enquanto o Brasil tiver adolescentes, haverá Cadetes a Jato para alcançá-los para Cristo.

Nossos Objetivos
EVANGELIZAR – FIRMAR – CAPACITAR

Nosso Trabalho
CAPACITAÇÃO
Cadetes a Jato capacita servos de Deus para o trabalho com adolescentes. Essa capacitação é feita através do Curso de Liderança oferecido pelo DNA (Departamento Nacional de Adolescentes da AICEB)

VISITA
Através de visitas regulares, os Orientadores acompanham o crescimento e desenvolvimento dos grupos locais.

ACAMPAMENTOS
São realizados acampamentos Regionais, Interestaduais e Nacionais. Os acampamentos em todas as regiões tem sido um meio que Deus usa para impactar e desafiar os adolescentes.

Marcilio Reginaldo

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Apodi Realiza Ação no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil





O 12 de junho é a data mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O Secretario Antonio Laete ressalta que o perfil do trabalho infantil em Apodi tem se modificado com o atendimento as crianças e adolescentes da zona urbana e rural. Grande parte dos casos no passado eram registrados na agricultura, hoje as ações de fortalecimento social fez desaparecer o trabalho infantil. E que toda criança tem direito a suade, educaççao, lazer e cidadania.

E atualmente o PETI de Apodi reliza ações educacionais e recreativas para as criança que antes não tinham em sua comunidade. foram ampliadas as açoes para Lage do Meio, Corrego Melancias, Ranta Rosa I e II, Trapiá e Bela Vista, além da comunidde de Soledade.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro: governo, sociedade e família são responsáveis pela proteção da criança. São responsáveis aqueles que exploram crianças mas também, por omissão, são responsáveis aqueles que vêem e não denunciam.”

O Espaço da AABB de Apodi foi o Palco das atividades recreativas que envolveram os 10 nucleos do PETI Zona Urbano e Rural.

Projeto Promovendo Cidadania pela Pratica da Capoeira




O Projeto Promovendo Cidadania pela Pratica da Capoeira está acontecendo no Cras - Soledade.As aulas teve inicio nesta quinta-freira dia 17 de junho, com aula inaugural para as turmas matutino e vespertina, na sede do PETI - Soledade apartir da 9h30min e 15h30min, com professor Alex. Com o projeto de capoeira, queremos tambem promover o fortalecimento dos laços familiares entre alunos, familias e comunidade, gerando assim uma rede de proteção em torno da criança e adolescentes. Os dias de aulas serão seunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. O publico alvo são as crianças, adolescentes e jovens que estão na area de abragencia do Cras - Soledade, pertencentes a rede de ensino Municipal, Estadual e dos Programa Sociais do Municipio.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Prefeitura do Apodi ja qualificou mais de 200 jovens




APODI – Dentro do projeto de qualificação profissional da Prefeitura do Apodi dezenas de jovens vêm sendo qualificados através dos cursos realizados pela municipalidade em varias áreas de prestação de serviço, alimentos, segurança, primeiros socorros dentre outros.
Realizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social foi iniciado na manhã de terça-feira dia 08, mais dois curso gratuito nas áreas de Corte e Escova e Manicure e Pedicure para 35 pessoas alunos.O lançamento dos cursos aconteceu no e contou com a presença da prefeita de Apodi, professora Goreti da Silveira Pinto (PMDB), acompanhada dos secretários, coordenadores e do gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Glauco Coutinho de Carvalho, que destacou a importância dessa parceria com a Prefeitura do Apodi que vem garantindo oportunidade do aprendizado à população apodiense que tem buscado os cursos.“Esse trabalho visa melhorara e tornar o cidadão mais preparada para o mercado de trabalho melhorando a sua renda familiar”, destacou a prefeita de Apodi.Segundo o secretario de Desenvolvimento e Assistência Social, Laete de Oliveira, só em 2010 já foram capacitados mais de 200 profissionais em diversas áreas desde alimentos, artesanato em palha, biscuit, segurança em trabalho, 1º socorros, eletricista predial e industrial.De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Apodi, para os próximos meses já estão disponibilizado os cursos de pedreiro e encanador com 40 vagas, pintura em tecido e bordado rústico 15 vagas.“As pessoas que procura a secretaria e fazem essas capacitações são participantes do programa Bolsa Família por tanto pessoas de baixa renda que estão conquistando oportunidades e melhorando suas vidas e após concluir o curso tem mais chance de trabalhar no mercado hoje já tão concorrido e melhorar substancialmente a renda familiar. A prefeita sempre nos deu total apoio para buscar essas parcerias e junto ao SENAR, SENAI, SENAC e SEBRAE para poder criar novas oportunidades de trabalho”, disse Laete Oliveira.Os cursos de corte, escova, manicure e pedicure serão ministrados pela professora Márcia Lopes do SENAC com duração de 40 dias para o Curso corte e escova e 60 dias para manicure e pedicure.
Acom - Apodi